O espetáculo da florada das cerejeiras e macieiras em São Joaquim

A primavera está chegando e com ela o espetáculo da florada das cerejeiras e macieiras A intensa coloração chama atenção, pois o florescer da cerejeira e é um momento único, cultuado justamente por ser tão rápido. O nascimento das flores dura apenas alguns dias, tornando o espetáculo efêmero. A fase da florada da macieira também é uma das mais bonitas e representativas para São Joaquim. 

 

A forte comunidade japonesa do município, organiza o belíssimo e tradicional “Hanami”, que consiste na realização de um piquenique embaixo das cerejeiras, como ato de contemplar e celebrar o momento da florada. No Japão, a flor da cerejeira significa a beleza feminina. Além disso, carrega outras simbologias específicas, pelo fato da florada ocorrer na passagem do inverno para a primavera, representa também o “renascimento”. Em outras culturas, representa a paixão, a entrega e o amor, mostrando-se, uma flor muito rica em todos os sentidos. 

 

Após a floração, inicia-se o processo de frutificação. Ao contrário da maioria das florações, o processo fisiológico, acontece no frio, com as temperaturas baixas e o período é relativamente curto. Uma planta única, cheia de especificidades e belezas singulares. A metáfora de associar a florada da cerejeira com a própria condição da vida é especial, pois como a florada que é rápida e precisa ser apreciada, assim é com a vida. 

E, claro, que a florada das macieiras no período de setembro e outubro também se destacam no município. São Joaquim, a Capital Nacional da Maçã, neste período, chama muita atenção devido a coloração delicada dos pés da fruta. A beleza nos pomares é surpreendente e atrai não apenas turistas e visitantes, mas também os moradores que muito se orgulham. Sem dúvidas, este é um dos momentos mais bonitos da evolução deste fruto, que é um dos símbolos mais importantes de São Joaquim.