Comunicado da Junta de Serviço Militar de São Joaquim- Aliste-se!

A Secretária da Junta de Serviço Militar de São Joaquim, a senhora Marta Silveira, afirma que muitos jovens não sabem quais são os procedimentos referente a documentação para o Alistamento. “O Alistamento Militar tem um prazo, do período de janeiro a junho. A idade para o alistamento é no ano que o jovem completa dezoito anos.  Os documentos necessário são, a certidão de nascimento original, rg, cpf e comprovante de residência. Lembrando que não é necessário mais foto 3×4, devido a mudança do exército na documentação.” declarou a Secretária.

Seja para efetuar uma matrícula na faculdade, para emitir um passaporte ou para se apresentar em qualquer emprego na área pública ou privada, a quitação militar ou certificado de dispensa, devem ser apresentados.

Referente ao processo de Seleção, a Secretária esclareceu alguns pontos: “O alistamento é a primeira parte feita com o cidadão, a segunda é o processo de seleção, que ocorre em setembro em São Joaquim, pelo Batalhão Ferroviário de Lages. O resultado sai pelo mês de dezembro e no ano seguinte, em fevereiro alguns deles vão para uma segunda seleção” finalizou.

As etapas são:

– Alistamento Militar;

– Seleção Geral;e

– Incorporação ou matrícula.ALISTAMENTO

O jovem deve se alistar no ano em que completar 18 anos.

O período de Alistamento Militar inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil de junho.

Deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

Ao acessar o site www.alistamento.eb.mil.br, preencher o formulário de alistamento militar e informar o número do CPF para validação dos seus dados pessoais.

Caso não possua o CPF, deve levar os seguintes documentos na Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência :

certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente);

comprovante de residência ou declaração assinada; e

convém levar um documento oficial com fotografia (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; passaporte; carteira de identificação funcional; ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário.

Seleção Geral

O período da Seleção ocorre, normalmente, de fevereiro a novembro e participam dele os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar.

Para garantir que o processo de seleção seja o mais amplo e democrático possível, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que goze o recruta. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do País. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais.

A data para o comparecimento à Comissão de Seleção deve ser consultado no site www.alistamento.eb.mil.br

A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o Serviço Militar é feita nessa ocasião.

Mas isso não significa que o jovem será atendido em sua pretensão. A designação para uma das Forças Singulares dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha,Exército e Aeronáuticapara preenchimento de seus efetivos.

Incorporação ou Matrícula

É o ato de inclusão do jovem em uma Organização Militar da Ativa das Forças Armadas. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e as práticas comuns ao ambiente militar.

Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários rígidos e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

Ao longo do ano, prosseguem as atividades inerentes a cada Força Singular na prestação do Serviço Militar.

Para mais informações, os interessados devem comparecer na unidade da Junta Militar no prédio da Prefeitura Municipal em São Joaquim.