Prefeitura de São Joaquim decreta situação de emergência devido à estiagem

 

 

O decreto N° 172/2020 publicado no dia 28 de abril de 2020, pela Prefeitura Municipal declarou situação de emergência em São Joaquim em razão da estiagem que assola o município. O decreto tem como base dados contidos no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e classificado como desastre e codificado como ESTIAGEM – COBRADE, conforme IN/MI n° 02/2016.Estiagem-1.4.1.1.0.

 

A escassez de chuva está causando problemas no abastecimento de água para os  moradores e também prejuízos na produção agrícola. De acordo com Ronaldo Coutinho, se a situação continuar assim, haverá um colapso de água na Serra, o que é muito preocupante. 

 

O decreto prevê também, a autorização de mobilização coletiva dos órgãos municipais para atuarem na reabilitação do cenário atual de desastre. Neste momento, é de suma importância que a população tome cuidados redobrados e conscientes. 

 

As autoridades administrativas e os agentes de defesa civil serão responsáveis pelas ações de resposta aos desastres e terão determinados movimentos em caso de risco iminente. 

 

O momento delicado exige muita cautela e responsabilidade para ser enfrentado.