REESTRUTURAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES SOBRE REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM NÃO PRESENCIAL SMECD 2º TRIMESTRE

COMUNICAÇÃO INTERNA CIRCULAR-SMECD

Nº: 061 /2020

DATA: 17/06/2020

DA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO

PARA: DIRETORES, ATPs E PROFESSORES REDE MUNICIPAL DE ENSINO

ASSUNTO: REFORMULAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES AULAS NÃO PRESENCIAIS 2º TRIMESTRE/2020

Conforme a última web o qual tratamos sobre a adequação das aulas não presenciais, encaminhamos para ampla divulgação e conhecimento de todos os professores da rede municipal e apoio a educação, as alterações do planejamento de alfabetização aos educadores, alteração do diário de classe e a indicação do uso do livro didático virtual para a elaboração das aulas não presenciais, através de ferramentas virtuais mesmo este sem a necessidade de ser entregue ao aluno, segue as alterações necessárias para o 2ºsemestre.

Orientação do 1º Trismentre;

1.9. O diário não deverá ser utilizado neste período. Fazer registros na folha do planejamento ou em anexo.

Alteração para 2º Trimestre;

O diário deverá ser atualizado quinzenalmente conforme os registros da ficha avaliativa, o mesmo deverá ser concluído no final de cada trimestre, pois este é o documento legal que a escola possui, mas sem o fechamento de médias até o retorno presencial.

OBS: Quando ao retorno das aulas presenciais todos os professores juntamente com a equipe gestora, precisam realizar um diagnóstico de aprendizagem para então revisar todos os conteúdos propostos durante as aulas não presenciais e concluir as médias do trimestre, que estivemos em aulas não presenciais.

TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO

Para as classes de alfabetização do 1º e 2º ano neste primeiro momento terá foco em Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Educação Física, conforme o horário a seguir:

Dia da Semana Disciplinas
Segunda- Feira Língua Portuguesa e Matemática;
Terça- Feira

Matemática, Arte;

Quarta- Feira- Língua Portuguesa; Educação Física;
Quinta- Feira

Matemática; Arte;

Sexta- Feira Língua Portuguesa e Educação Física.

O foco maior deverá ser na alfabetização e no letramento, tanto para a Língua Portuguesa e Matemática, os componentes curriculares de arte e educação física, complementam em si as linguagens tanto do corpo quando na expressão oral e corporal.

Alteração cronograma das aulas para 2º trimestre;

Disciplinas para a Classe de Alfabetização

Cronograma das aulas não presenciais 1º e 2º anos iniciais.

Dia da Semana Disciplinas
Segunda- Feira Arte e Língua Portuguesa;
Terça- Feira

Geografia e História;

Quarta- Feira- Educação Física e Matemática;
Quinta- Feira

Ciências e Matemática;

Sexta- Feira Ensino Religioso e Língua Portuguesa.

OBS: Para as turmas dos anos inicias do 3ºao 5ºano e turmas do 6ºao 9ºano permanecem o mesmo cronograma das aulas conforme a 1ª orientação emitida pela SMECD.

Como as aulas nesse momento permanecem suspensas por tempo indeterminado e sendo os componentes curriculares de ciências, geografia, história e ensino religioso são disciplinas integrantes do currículo e da matriz curricular não podemos deixar de contemplar esses componentes. Mas podemos trabalhá-los de forma interdisciplinar com os demais componentes curriculares e entre eles mesmos. Estas alterações nas aulas da alfabetização iniciará na 9ª semana que compreende de 22.06 à 26.06, por isso é necessário que os professores tenham conhecimento já no inicio da semana.

OBS: Sugerimos que a partir do segundo semestre as aulas sejam elaboradas pelo livro didático escolhido pelo professor através dos sites e plataformas que as editoras oferecem para cada componente curricular, os quais devem ser utilizados de forma virtual com isso não quer dizer que o livro didático precise ser entregue aos alunos, pois à disponibilidade das aulas será no sentido do planejamento e da oferta da atividade evitando a utilização de sites aleatórios sem uma amarração com o próprio planejamento do professor.

• Meu livro de Matemática e meu livro de Português da editora AJS o site é editoraajs.com.brna barra acima acessa plataforma digital e você tem acesso a ferramentas para elaboração das aulas e o livro em PDF.

• Livros de História e Geografia o site é akpalo/editoradobrasil.com.brapós o acesso a esse site é necessário realizar um cadastro e acessar área do mestre neta área você encontrara várias ferramentas e o livro em PDF.

• Livros de Arte e Ciências dos Anos Iniciais e História Ano Finais site educacaobasica.editorasaraiva.com.br, vai na aba PNLD e acessa o ano inicial e ou final tem acesso em livro PDF e outras ferramentas para auxiliar para elaboração de planejamento e atividades e o livro em PDF.

•  Livros de Educação Física anos iniciais e Ciências, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física anos finais site pnld2020.moderna.com.br clica em obras didáticas procura o livro que você utiliza em sala de aula e encontra outras ferramentas e o livro em PDF.

•  Livro de Arte anos finais site pnld.ftd.com.br clica em materiais digitais procura o livro que é utilizado em sala de aula e tem as demais ferramentas e o livro em PDF.

Atenciosamente,

FABIANO PADILHA

Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto.