EDUCAÇÃO – Secretaria de Educação se prepara para realizar Busca Ativa escolar

Mesmo na pandemia, a Secretaria Municipal de Educação segue estudando cenários de um possível retorno. Esteja esse retorno breve ou distante, a Secretaria se mantém ativa e preparada para qualquer cenário. Em conjunto com as Secretarias de Assistência Social e Saúde, se prepara a realizar a Busca Ativa escolar. A plataforma busca colaborar para a reinserção de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Sendo assim, o objetivo é promover a busca ativa de crianças e adolescentes que se encontram na etapa da educação obrigatória que não estejam matriculados e frequentando a escola.

A Busca Ativa está dentro das metas do Plano Municipal de Educação e o secretário da pasta, Fabiano Padilha, comentou sobre a plataforma:”Queremos começar desde já informar aos munícipes, que haverá essa importante ação.  Portanto, os pais precisam estar cientes de que crianças de 4 anos até adolescentes de 17 anos precisam estar na escola, caso o contrário, os responsáveis receberão uma notificação, sujeita a progressão’’, além disso, comenta sobre a importância e responsabilidade social da plataforma:”

O trabalho é conhecer as razões que fizeram as crianças deixarem de estudar e reinseri-las em programas educacionais’’.

Uma investigação em conjunto com os representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde e Assistência Social – é realizada. Dentro de uma mesma plataforma, cada, cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno nas escola.