CULTURA – Prefeitura de São Joaquim segue incentivando o Grupo de Danças Gaúchas do Portela

Na noite da última terça-feira (26) o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Fabiano Padilha, juntamente com a chefe da Secretaria Particular de Cultura, Maria Alice Souza, estiveram reunidos com o Grupo de Danças Gaúchas da Escola Básica Municipal Domingos Pereira Portela. Na ocasião, discutiram sobre a elaboração de um plano estratégico de retomada das atividades, diante do enfrentamento da Covid-19.

A vice-prefeita, Ana Melo, esteve presente na reunião e contribuiu dizendo que a cultura é uma das prioridades da gestão:”Vocês podem contar sempre conosco, porque entendemos a importância que esse grupo tem para o desenvolvimento e manutenção da cultura tradicionalista do nosso município”, destacou a vice.

Diante da pandemia, não há expectativa de quando ocorrerá o retorno das atividades, mas o secretário Fabiano Padilha comentou sobre a vontade de que seja em breve:”Precisamos planejar a estratégia de como retornar, seguindo todas as regras sanitárias de prevenção à Covid-19, mas sabemos que o momento em que estamos vivendo é incerto. Contudo, neste primeiro momento vamos focar nesse plano de retomada para articular o melhor e mais seguro possível retorno!’’, enfatizou o secretário.

O Grupo de Danças Gaúchas do Portela iniciou suas atividades em 2018, através de um projeto desenvolvido pela professora de português Zilma Nesi. Inicialmente eram apenas crianças da escola municipal do Portela, mas o projeto foi crescendo e atualmente conta com mais de 50 crianças e adolescentes de diversas escolas. O grupo teve grandes participações em rodeios artísticos, colecionando muitas vitórias entre abril de 2019 a março de 2020. Até o momento o grupo conquistou o total de 12 troféus, com participações emblemáticas, como o tradicional rodeio internacional  do CTG Crioulos do Caverá, em Araranguá/SC, onde o grupo conquistou o primeiro lugar geral, mas na mesma ocasião, ainda trouxeram outros 7 troféus. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto apoia o projeto desde o início e pretende colaborar ainda mais com esse e outros projetos culturais.