Plano de Mobilidade é apresentado durante Audiência Publica em São Joaquim

A Prefeitura de São Joaquim, juntamente com a empresa matricial Engenharia Consultiva, efetuou, na noite desta última segunda (07), uma audiência pública que irá definir os parâmetros do Plano de Mobilidade a ser implantado em São Joaquim. A empresa efetuou, desde 2019, um complexo estudo que resultou em diversos relatórios de diagnósticos e prognósticos para melhor definir a situação de mobilidade em São Joaquim. Entre os problemas e soluções apresentadas, está uma série de readequações no trânsito desde faixas elevadas, criação de semáforos e  binários, inversões de mão em algumas ruas, novas ligações entre os bairros e até mesmo a criação de um anel viário para a retirada de veículos grandes e pesados do centro de São Joaquim.

Veja os principais tópicos de mudança:

Entre as principais alterações, que devem entrar em vigor já para os próximos dias estão:

A inversão da Rua Lauro Muller, que terá mão única partindo da Rua Paulo Bathke em direção a Prefeitura de São Joaquim – A barreira em frente a antiga Pé Kente da esquina enfim deixará de existir e haverá um semáforo na esquina da Praça Cezário Amarante (na proximidade da casa da Família Ordendenge).

A Inversão da Rua Marcos Batista, com o começo em mão única, partindo da esquina da Funerária Santo Anjo até a CS Auto Elétrica – A barreira em frente a Água na Boca não existirá mais e a rua tomará sentindo único em direção ao SESC.  Na esquina da Natally Lanches haverá um semáforo no cruzamento com a Rua Egídio Martorano.

Rua Domingos Martorano ganhará sentido de vai e vem, alterando o sentido único ao lado do antigo DER e antiga SDR.

A Inversão da Boanerges Pereira de Medeiros, da Farmácia AC Farma até a Casa das Antenas, antiga Rodoviária.

Proibição de conversão á esquerda na Egídio Martorano de quem sobe em direção a Rua José Viera de Melo (vindo do Banco do Brasil até a esquina da Ekipauto virando para a rua da Celesc se tornará proibido a conversão a esquerda).

Semáforos na Rua Davidoff Lessa com a Aristides Cassão, conhecida como a esquina do Supermercado Silveira.

Também na lista a Reformulação Geométrica e Funcional da Rótula em frente à escola  Martinho de Haro que será retirada e abrigará um desenho moderno que possibilite a segurança das crianças ao chegar à escola e também a facilidade do contorno de caminhões que passarem por ali. O local será substituído, em breve, por trecho asfáltico.

Reformulação geométrica entre as ruas Aristides Cassão e a Avenida Silveira, em frente ao Cemitério que ganhará um trevo alemão no centro da pista (para conversão à esquerda) e permitindo que os outros veículos tenham acesso pela direita à rodovia SC-114.

Reformulação geométrica na via de acesso à Rodoviária, CAIC e Manoel Cruz – que ganhará também um trevo alemão no centro da pista (para conversão à esquerda) e permitindo que se tenha acesso ao terminal rodoviário e as escolas Manoel Cruz e CAIC.

Reformulação geométrica entre as Ruas Egídio Martorano e Agripa de Castro Farias – Onde será também instalado um trevo alemão, no centro da pista, próximo ao Tasca Materiais de Construção.

Readequar lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas – As lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas serão readequadas, consoante as normas do CONTRAN ao qual determina os critérios e padrões de instalação. Uma lombada, por exemplo, não pode estar rente a um esquina. Todas passarão por um processo de readequação.

Sinalizar Rotas de Preferência de Veículos Pesados – A melhor alternativa seria a construção de um anel viário para desvio do trânsito por fora do perímetro urbano, mas até lá, será necessário sinalizar rotas preferenciais de carga.

Regulamentar locais e horários de carga e descarga – Com o plano de mobilidade será possível regulamentar os locais de carga e descarga que se estenderá pela vias centrais, aumentando a demanda, mas os horários “só serão permitidos das 8h às 10h e das 14h às 16h”.

Para médio prazo o Plano de Mobilidade indica a criação de novas ligações entre os bairros de São Joaquim, melhorando a conectividade do sistema viário pelos chamados vazios urbanos:

Fazer nova ligação entre o centro até o Bairro Bela vista pela Rua José Vieira de Melo até a esquina do corredor às margens da escadaria.

Criar nova ligação viária entre o Bairro Bela Vista ao Bairro Jardim Minuano através do final sem saída da Rua Gov. Heriberto Hulse até a ligação da Rua Luciano Goulart Neto.

Implementar nova ligação entre os Bairros Boa Vista ao Bairro Jardim Caiçara abrindo um novo caminho entre as Cooperativa Sanjo e Hiragami’s Fruit, unindo as ruas Urubici a Treze de Março.

Criar novas conexões para o Bairro Jardim Bandeira – Ligando área das Rua Irineu Bornhausen, Loteamento Dante Martorano e uma nova ligação do centro passando por trás da Escola Martinho de Haro.

Implementar conexões para os novos loteamentos – Criando uma nova via que possibilite, de forma rápida, o deslocamento por entre os Loteamentos Quatro Estações ao Loteamento Pradinho e Jardim das Hortênsias.

“Apenas Lages e São Joaquim, na Serra Catarinense, montaram seu plano de Mobilidade Urbana, as coisas mudaram e o município vai ter que começar a pensar para frente. Temos que visualizar esse desenvolvimento, que a cidade está crescendo e vai crescer cada vez mais, por isso é importante projetarmos esse plano e melhorar cada vez mais a mobilidade urbana de São Joaquim” Finalizou o Prefeito Giovani Nunes