FEVEREIRO: MÊS DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na adolescência começou no dia 1º de fevereiro. Durante o mês de fevereiro, o CRAS realizou ações alusivas à Campanha desse mês.

A campanha de prevenção da Gravidez na adolescência tem como principal objetivo trazer à tona assuntos sobre medidas educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Tendo em vista os altos índices de casos e situações de gravidez na adolescência, falar sobre esse assunto é fundamental. 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o CRAS realizou uma roda de conversa com os adolescentes onde a psicóloga Josiane Nunes falou sobre métodos contraceptivos disponíveis no SUS e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A ação do mês, através de atividades lúdicas, também trouxe à discussão os impactos sociais e as consequências que uma gravidez na adolescência pode trazer na vida de meninas e meninos, e das famílias envolvidas.

Também fez parte também das ações, a participação da APAE que explanou sobre a prevenção de deficiências durante o pré-natal e os serviços ofertados para crianças com deficiências. A APAE enfatizou a importância de trabalhos preventivos que podem diminuir os índices de crianças com deficiências.

texto: Daiane Hugen