Escolas municipais de São Joaquim são contempladas com internet via satélite da Starlink

O programa de Conectividade Rural, é uma ação liderada pelo poder público em parceria com o setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e representantes da sociedade civil. O objetivo é entender as necessidades específicas de conectividade em áreas de difícil acesso e desenvolver soluções eficazes que atendam as demandas dessas comunidades. As estratégias englobam desde conexão à internet via satélite até ampliação de cobertura através das operadoras.

O Edital de Licitação n.º 004/2012/PVCP/SPV – ANATEL estabeleceu a obrigatoriedade de atender com Conexões de Dados todas as escolas públicas rurais, dentro da respectiva área de cobertura, de forma gratuita. Desta forma, as prestadoras Claro, Oi, TIM e Vivo se obrigaram a atender pelo menos, 80% das áreas compreendidas até a distância de 30 km do limite das localidades-sede de todos os municípios brasileiros.

As conexões de dados nas áreas rurais e escolas públicas rurais situadas nas áreas de prestação do serviço devem ter, no mínimo, taxa de transmissão de 1 Mbps de download e de 256 kbps de upload. Essas conexões foram ativadas em 2015 em todas as escolas rurais de São Joaquim porém quando verificado em 2018, constatou que nenhuma mais estava funcionando e após diversos chamados e reclamações foi restabelecido o acesso nas escolas (EEIM Anibal Nezi (Despraiado), EEIM Marcio Fabre (Santa Isabel), EEIM Maria da Conceição Matos Nunes (Boqueirão), EEIM Maria das Graças de Oliveira Nunes (Pericó) e EEBM João Inácio de Melo (Santa Isabel), e no mês de março deste ano as mesmas receberam conexões da Starlink saindo de 1 Mbps para até 300 Mbps uma melhoria de 30.000%.

Informamos que já estamos em tratativa com a Anatel para restabelecer o acesso via satélite nas demais escolas do campo no município e posterior substituição pelos links da Starlink.