Comunidade de Pericó celebra a inauguração da reforma na Unidade Básica de Saúde Raio de Sol

No dia 2 de abril de 2024, a comunidade de Pericó no interior de São Joaquim, celebrou a inauguração da reforma da Unidade Básica de Saúde Raio de Sol, em homenagem a Erozalte de Souza Costa, conforme estabelecido pelo projeto de lei nº 4.740/2020, aprovado pela Câmara de Vereadores.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Vice-Prefeita Ana Melo, o Prefeito Giovani Nunes, o Vereador Dione Rodrigues Medeiros, o Secretário Municipal de Saúde José Teodoro de Sena Amaral (Dorinho), além de secretários, funcionários da administração pública e membros da comunidade e da família do homenageado.

A reforma da unidade foi realizada com um investimento total de R$ 160 mil, sendo R$ 120 mil provenientes do programa federal Piso de Atenção Básica (PAB) e R$ 40 mil em recursos próprios, destinados ao mobiliário. O PAB Fixo, que é transferido mensalmente aos municípios, é calculado com base na população de cada localidade, visando garantir um valor per capita nacional.

Além do novo mobiliário, a Unidade Básica de Saúde recebeu uma cadeira odontológica de última geração. Esse equipamento será utilizado pela dentista Milene Drabik, recém-contratada para atender a localidade, iniciando seus atendimentos em 17 de abril.

Essa iniciativa representa um avanço significativo na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade de Pericó, fortalecendo o acesso a cuidados médicos essenciais e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos seus habitantes.

“A comunidade do Pericó merece, agora é a maior Unidade de Saúde do interior, e será referência em atendimento com uma equipe montada para dar suporte à população.” Diz o Prefeito Giovani Nunes.

“Estou feliz com esta obra, me sinto realizado, é muito importante um postinho grande para atender bem a comunidade, eu abraço o povo do interior vocês que são a base do município.” relata o Secretário Municipal de Saúde, José Teodoro de Sena Amaral.

Fotos: Dionata Costa

Por Assessoria de Comunicação – Prefeitura de São Joaquim