Grupo Japonês fará única apresentação no Brasil, em São Joaquim

Apresentação faz parte do Festival Florada das Cerejeiras

Acontece dia 03 de setembro, em São Joaquim a primeira edição do Festival Florada Cerejeiras. O evento, que é organizado em parceria pela Prefeitura Municipal de São Joaquim e pelo Governo do Estado de Santa Catarina, trará a cidade de São Joaquim a única apresentação no Brasil do grupo japonês de Taikô Araumaza.

A atração cultural trata-se de um espetáculo único na arte milenar japonesa dos tambores. O Grupo, foi fundado a mais de 40 anos, com o objetivo de preservar a cultura e ser uma ferramenta de fortificação das artes milenares japonesa. Sediado na cidade de Tókio, o Araumaza, trará ao Brasil 10 músicos, que realizaram um espetáculo de duas horas, passando por importantes peças da cultura japonesa. Essa será a quarta vez que o grupo realizará uma apresentação fora do Japão em toda a sua história.

No dia que antecede o evento, (02 de setembro) acontecerá um intercâmbio sócio-cultural, onde os artistas japoneses irão ministrar um workshop sobre o taikô, sendo esse com vagas limitadas. O evento está previsto para iniciar no domingo às 14:30 horas, no Ginásio de Esportes Juraci Santos. O custo da entrada é um quilo de alimento que será destinado a uma entidade beneficente.

A história do Taikô

Taiko é o nome empregado para designar em Japonês o instrumento percussivo, ou tambores.
A história do Taiko japonês (Wadaiko) mantém-se obscura e sob especulações. Entretanto, como os primeiros instrumentos de qualquer sociedade tendem a ser de percussão, não seria improvável que o Taiko (como é conhecido hoje) tenha sido usado no Japão por vários milênios.
O Taiko japonês como o conhecemos atualmente lembra os instrumentos chineses e coreanos, que provavelmente foram introduzidos nas ondas de influência de ambas as culturas a partir dos anos 300-900 d.C. Porém, as ondas de influência cultural pararam por volta do ano 900 e o desenvolvimento desde então pode ser atribuido basicamente aos artesãos japoneses.

O Taiko foi utilizado como instrumento para intimidar e assustar o inimigo com o seu som e suas danças Além disso, nos idos de 1500, o Taiko era usado em batalhas para dar ordens e coordenar, ja que era o único instrumento que podia ser ouvido em todo o campo de batalha. De acordo com figuras e pinturas da época, um soldado carregava o Taiko preso as costas enquanto dois outros soldados batiam no tambor, um de cada lado.

Além do aspecto marcial, o Taiko também era empregado nos mais refinados cenários culturais. A música Gagaku foi introduzida no Japão na era Nara (697-794), juntamente com o budismo, e foi rapidamente adotada como sendo da corte imperial.

O poder ressonante do taiko também foi associado aos deuses e logo apropriado pelas religiões do Japão. O taiko era importante para as aldeias, pois era o instrumento que noticiava tudo o que ocorria. Esses sinais se tornaram tao importantes para o cotidiano que as pessoas eram gratas ao taiko, passando a acreditar que deuses morassem dentro deles. Com o desenvolvimento de tal crença, apenas homens sagrados tinham permissão para tocar o taiko. Durante todo esse tempo, era tocado sozinho ou ás vezes em pares.

O taiko tocado em conjunto (kumidaiko), é um fenomeno pós-guerra, que nasceu em 1951. Daihachi Oguchi, criador do estilo Kumidaiko, era um baterista que conheceu uma peça antiga de música Taiko por acaso. Como sua formacao era em jazz, ele pensava no por que o taiko sempre era tocado sozinho e quebrou a tradição tocando o taiko em conjunto.