Programa preserva atendimento a crianças recém nascidas em SJ
São Joaquim : Desde o início do segundo semestre desse ano, a Secretaria de Bem Estar Social, vem colocando em prática o Programa Criança Feliz, que visa dar assistência mais direta as gestantes joaquinenses. Ele acontece em parceria com a Secretaria da Saúde, através do Programa Saúde da Família, que serve como apoio no contato direto com as gestantes. %u201CO nome do projeto diz tudo, estamos cuidando para que a criança recém nascida seja feliz, estendendo esse sentimento à família também%u201D argumenta a Secretaria de Bem Estar Social, Eliane Góos Fontanella.
A mecânica do programa é simples. Os agentes de saúde do PSF, em seu trabalho de rotina de visita as casas, prestam todo o atendimento de saúde as gestantes, como o agendamento de consultas médicas e orientações sobre o pré natal. Após um primeiro contato as futuras mamães são encaminhadas ao trabalho direto de apoio social do programa, que realiza diversas oficinas de aprendizado, tanto para obtenção de renda extra como por exemplo a confecção de enxoval e também orientações psicológicas. %u201CNós chamamos esse trabalhos antes do nascimento da criança, de auxilio enxoval. Em alguns casos até doamos as mães mais carentes peças de roupas como fraudas entre outros. Mas nosso principal objetivo é fazer com as próprias mães façam isso%u201D saliente Eliane.
Quando o tão esperado bebê chega, é entregue como conclusão do programa por parte da gestante um kit de auxilio ao recém nascido, contendo diversos matérias necessários para os primeiros dias de vida da criança, como por exemplo pomadas anti assaduras, termômetros entre outros. Os kits são entregues pessoalmente pela Secretária, que faz questão de conhecer a história de cada família. %u201CÉ o mínimo que podemos fazer, esse trabalho vem a complementar já o que PSF faz. Estamos aqui dando melhores condições de vida a esses novos cidadãos joaquinense%u201D finaliza.