Prefeito faz pronunciamento na Câmara de Vereadores

Téio rebateu criticas e comprovou total legalidade no trabalho do executivo Municipal.

Ontem, dia 28 de agosto, o Prefeito Municipal de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella, participou da sessão da Câmara de Vereadores, afim de prestar esclarecimentos sobre a administração municipal. Entre os assuntos pautados pelos vereadores estavam à ausência do repasse aos Conselhos de Comunitário dos bairros e os recursos transferidos a AFASSJ (Associação Feminina de Assistência Social de São Joaquim). O Prefeito fez questão de apresentare números e realizações da sua administração.

Durante os debates, o Prefeito fez questão de deixar claro que os repasses aos Conselhos Comunitários, por lei não são obrigatórios, e que eles acontecem conforme a disponibilidade de recursos e orçamento da Prefeitura. “Fui o único Prefeito a auxiliar financeiramente os Conselhos Comunitários, e só não fiz mais, porque a exemplo de outras Prefeituras, também estamos passando por necessidades devido à queda de arrecadação” salientou o Prefeito na plenária, garantindo que já na próxima semana o auxilio financeiro será repassado. Ainda sobre os Conselhos, Téio, sugeriu que a Câmara antes de apenas cobrar o repasse que auxilia-se também o executivo nessa questão. “É muito fácil para alguns vereadores apontarem apenas problemas, ao invés de soluções! O que a comunidade quer de nós são soluções” falou o Prefeito.

Sobre os recursos da AFASSJ, Téio, trouxe documentação e deixou claro que as transferências à entidade foram maior a autorizada pela Câmara devido principalmente a encargos trabalhista, uma vez, que o pagamento do pessoal do Programa Saúde da Família é feito pela entidade. “Estamos tomando medidas administrativas já esse mês afim de regularizar essa situação. Com certeza até o final do ano, as contas serão fechadas conforme a determinação da Câmara” explicou o Prefeito. Ainda sobre a AFASSJ, Fontanella fez questão deixar claro e aberto que toda a contabilidade da entidade está aberta para qualquer pessoa ver se existe ou não irregularidades. “Sempre procuramos fazer o trabalho de forma mais transparente possível.” complementou Newton Stélio Fontanella.

Téio ainda esclareceu sobre o convênio firmado com Caixa Econômica Federal, que transfere as contas do funcionalismo público da Prefeitura para a Caixa. “Outros bancos foram procurados afim de se tentar negociação, visando o pagamento de dividas do Hospital. O único que deu respaldo foi a Caixa. Por isso fechamos com eles” falou o Prefeito, que ainda apresentou aos vereadores um levantamento dos recursos repassados pela União e pelo Governo do Estado. “Realmente não entendo o porque de tanta discussão se nesses últimos anos a cidade vem recebendo melhorias. A afirmo que grande parte dos recursos para nossas obras são provenientes do Governo Federal” falou ele.

Ainda na Câmara, o Prefeito apresentou números e dados da sua administração, que desde 2001 foram investidos mais de 9 milhões de reais em obras e melhorias para a cidade. Que da mesma forma, vem procurando trazer o corpo administrativo eficiente   trazendo recursos e melhorias as cidade, “Não entendo como existe pessoas e políticos que visam apenas fazer picuinhas e gerar boatos, afim exclusivo de denegrir a minha imagem. Eles não tem noção que estão é atravancando o desenvolvimento de nossa cidade. Que meu cargo é passageiro e meu principal objetivo é ver a minha terra crescer como merece.” Finalizou o Prefeito.