A REALIDADE DA COMERCIALIZAÇÃO DA MAÇÃ

Comitiva joaquinense, organizada pela AMAP (ASSOCIAÇÃO DOS DE PRODUTORES DE MAÇÃ E PÊRA DE SANTA CATARINA) foi aos grandes centros para saber como a maçã vem sendo vendida.

São Joaquim: Dos dias 23 a 26 de maio, uma comitiva da AMAP(Associação Catarinense de Produtores de Maçã e Pêra), com o apoio da Secretária de Desenvolvimento Regional e da Prefeitura Municipal de São Joaiquim, realizou uma pesquisa em loco do grande mercado comercializador de maçã. Foram visitados a CEAGESP na cidade de São Paulo, o CEASA Municipal de Campinas e o CEASA de Curitiba. Além disso, algumas redes de supermercados foram visitados para se ter uma amostragem do preço e da qualidade da maçã vendida nas grandes capitais. “Nosso principal objetivo é mostrar ao pequeno produtor a realidade da comercialização final da maçã e dessa forma mudar a maneira de vender a atravessadores” salientou Rogério Pereira, Presidente da AMAP. A viagem resultará em vídeo documentário, que será apresentado aos produtores e autoridades. A iniciativa faz parte, de um processo de mobilização dos pequenos produtores em relação ao baixo preço pago pelas grandes empresas beneficiadoras de maçã da região de Fraiburgo, Vacaria.