Prefeitura doa aparelhos auditivos a comunidade

Segundo dados do IBGE, o número de pessoas que sofrem com deficiências auditivas, supera a marca de 80 mil pessoas em todo o Brasil. Em São Joaquim mais precisamente, não existem estáticas, mas grande parcela da comunidade ainda sofre, com a dificuldade de ouvir com plenitude os sons. Visando atender essa pequena parcela da população, a Prefeitura Municipal de São Joaquim, possibilita a doação, através do SUS (Sistema Único de Saúde), de aparelho auditivos a pessoas que não tem condições de comprar e poder ouvir melhor.

Desde o inicio do trabalho, em menos de um ano, já foram doados 63 aparelhos, apenas em São Joaquim, sendo gastos mais de 750 mil reais. "O que nós fizemos é simplesmente encaminhar ao programa do SUS e assim ajudar essas pessoas a melhorem suas vidas", comenta a Assistente Social Lucia Bongiolo que realiza todo o processo de acompanhamento para entrega dos aparelhos.

A faixa etária das pessoas que recebem os aparelhos fica entre 60 e 90 anos. O custo comercial de cada aparelho auditivo fica em torno de 12 mil reais, "Esse é um valor completamente fora da realidade, nosso papel é fazer com as pessoas tenham acesso a esse beneficio oferecido pelo SUS" comenta o Prefeito Municipal de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella. Todo o processo de exames, avaliação social entre outros procedimentos necessários até a entrega do aparelho acontecem na cidade de Jaraguá do Sul, sob responsabilidade da Associação Assistencial dos  Deficientes Auditivos e Visuais. "Nossa principal missão vem sendo facilitar ao máximo o acesso às essas pessoas, para que elas possam ter uma vida mais digna" comenta a Assistente Social Lucia.