Verbas para obras de esgoto virão do PAC

DO JORNAL CORREIO LAGEANO

Mesmo com o voto contrário da Câmara de Vereadores,

recursos foram conseguidos através do PAC

Os recursos para a segunda etapa da construção da rede de esgoto sanitário virão para o município através de uma emenda no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos são de R$ 7 milhões. Na quinta-feira (19) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a assinatura do convênio juntamente com o prefeito do município Newton Stélio Fontanela.

Estes recursos são para a realização da segunda etapa da construção da rede de esgoto. A primeira etapa já está quase pronta e irá beneficiar 70% das residências. As obras estão sendo construídas em parceria com a Casan. A secretaria municipal de Planejamento tentou conseguir os recursos junto com o Ministério das Cidades, mas não houve aprovação da Câmara de Vereadores. Por conta disto, a prefeitura se mobilizou juntamente com a senadora Ideli Salvatti para conseguir os recursos através do PAC. A alegação da senadora para conseguir a emenda foi que a obra estava muito bem estruturada para ser paralisada. São Joaquim, Tijucas e Jaraguá do Sul são as três cidades que foram contempladas e têm menos de 150 mil habitantes. A primeira etapa do PAC contempla municípios com mais de 150 habitantes. Mas a emenda da se- nadora conseguiu recursos para estes municípios e mais recursos para Santa Catarina. Segundo a senadora, o Estado havia recebido menos recursos por não existir grandes bolsões de pobreza. A senadora argumentou que o Estado não pode ser prejudicado por um fator positivo.

Além das obras de saneamento, o PAC vai contemplar nesta primeira etapa obras de habitação. Os recursos do PAC são do Fundo Perdido e não exigem aprovação da Câmara de Vereadores para ser liberado.