AFASJ investiu R$ 140 mil em habitação

TEXTO: DEYSE PESSOA JORNAL CORREIO LAGEANO

O sonho da casa própria se tornou possível para 11 famílias, graças a ajuda da Associação Feminina de Assistência Social de São Joaquim (Afasj). Terezinha de Fátima Silva foi uma das contempladas com a casa. Muito emocionada, Terezinha diz que conseguiu realizar um sonho.

A presidente da associação, Eliane Góss Fontanela, explica que Terezinha ganhou a casa porque a antiga que tinha apresentava condições de risco para ela e sua família. Como Terezinha já tinha o lote, a Afasj fez a casa. Para concluir a obra falta apenas a pintura e alguns acabamentos. "Estou realizada, nunca pensei que iria realizar este sonho," comenta. Eliane explica que as famílias contempladas são aquelas que não estão no cadastro da Secretaria Municipal de Assistência Social e que correm risco pessoal e social. O investimento da Afasj para a construção destas casas foi de R$ 140 mil.

Estes recursos a entidade consegue através de doações, subvenção social, entre outros. Mas, a Afasj não atua somente na área da habitação, as 23 voluntárias que prestam serviços para a entidade atuam na área da educação, em campanhas de inverno, doações de cestas básicas e mais uma infinidade de ações.

A presidente da entidade destaca que entre as várias ações realizadas pela Afasj, a que mais emociona é poder dar uma casa para quem precisa. "Depois que as pessoas ganham a casa, a vida de muitas delas entra nos eixos. É um começo de uma vida melhor", enfatiza. A Afasj é uma entidade não governamental. Embora trabalhe juntamente com a Secretaria de Assistência Social não está vinculada a nenhum órgão público.

Quem quiser contribuir com a entidade pode prestar serviço voluntário ou contribuir com doações. "Tudo é bem-vindo", diz ela. A Afasj fica junto à Secretaria da Assistência Social