São Joaquim realiza reunião preparatória da 3ª Conferência Municipal da Cidade

Aconteceu hoje, dia 21 de agosto, a reunião preparatória para a realização da terceira conferência municipal das cidades. O evento trata-se de da primeira de três etapas previstas para a Conferencia Nacional das Cidades criada pelo Ministério das Cidades. Este ano o evento na cidade de São Joaquim acontece entre dia 28 de agosto, a partir das 13:30 horas na Casa da Cultura. Conforme a coordenadora executiva da 3ª Conferencia de São Joaquim, Dileta Lima Kauling, a edição local do evento é aberta à comunidade interessada nos temas estabelecidos que envolvem direta e indiretamente a cidade. "Assim como acontece com o Plano Diretor, a participação em massa de toda a comunidade é importante, para assim termos propostas realmente coerentes com a realidade e a necessidade de nossa cidade" comentou ela durante a reunião preparatória.

A realização da conferência será mais uma grande oportunidade para se debater os temas que estão atrelados ao cotidiano urbano onde o foco principal é democratizar o evento, congregando um grande número de participantes. É nesta etapa local que saem delegados e propostas para a versão estadual e nacional.

O processo de participação da sociedade civil na discussão dos caminhos que a população deseja ver a Administração pública trilhar tem mostrado que a escolha feita, no caso das questões urbanas, surtiu efeitos muito positivos. Pela terceira vez a idéia é levar ao topo da pirâmide administrativa a tradução da vontade popular de discutir o cotidiano das cidades, mais precisamente São Joaquim.

Alguns dos temas a serem discutidos esse ano, são: As Intervenções Urbanas e a Integração de Políticas; As Intervenções Urbanas e o Controle Social; As Intervenções Urbanas e os Recursos; Capacidade Administrativa e de Planejamento e Estrutura Institucional; Receitas Municipais e Ampliação de Receitas próprias. Muito mais que definir prioridades a conferência vem para dar voz às necessidades reais de São Joaquim.