Secretaria de Educação inaugura galeria de ex-secretárias

Aconteceu ontem, no final da tarde, a inauguração da galeria das ex-secretárias de educação. O evento aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto e contou com a presença de diversas autoridade e principalmente ex-secretaria que atuaram no município. "É uma simples e singela homenagem que tínhamos a obrigação de fazer, em reconhecimento a quem trabalhou tanto por São Joaquim" comentou em seu discurso o Prefeito Municipal de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella.

Para a ex-professora Filomena Esteves, que atuou a frente do departamento no período de 1993 a 1996, o ato trata-se de uma valorização profissional, "Geralmente os profissionais da educação não recebem o devido reconhecimento. Coordenar a educação em nosso município não é uma tarefa fácil. Com esse homenagem sinto ainda mais orgulho por ter trabalhado em prol da comunidade" comentou.

A História

Em 11 de fevereiro de 1966, a lei 529 que criou diversos departamentos, dentre eles o de "Educação e Saúde", época em que o médico Egidio Martorano Neto, exercia o cargo de Prefeito Municipal. Se passaram cinco anos e cinco meses, até que o odontólogo Joaquim Anacleto Rodrigues Neto, na condiçãode Prefeito Municipal por meio da lei 741 de 05 de outubro de 1971, cria o departamento de saúde publica desvinculando, portanto a saúde da educação.

Mais de seis anos se passaram, quando o então Prefeito Rogério Tarzan Antunes da Silva, por meio da lei n° 932 de 16 de fevereiro de 1977, criando o sistema de secretarias na Prefeitura Municipal, e assim, se desvinculava as diretorias criando-se a Secretaria de Educação. Na administração seguinte, quando Prudente Candido da Silva Filho assumiu a administração municipal, promulgou a lei n°1379 de 29 de dezembro de 1987, que reestruturava a organização básica da administração a partir da qual a secretaria passou a ter a denominação e abrangência atual, como Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.