Projeto Odontosesc chega em São Joaquim

Aconteceu na manhã de hoje (02), o inicio dos trabalhos do Projeto Odontosesc, que consiste é um projeto de Promoção de Saúde envolvendo as Atividades de Assistência Odontológica e Educação em Saúde, idealizado pelo SESC Nacional e conta com 44 unidades móveis espalhadas pelo Brasil. Em Santa Catarina são três Unidades Móveis, sendo que uma delas está em São Joaquim. "Nosso pedido aconteceu ainda no ano passado e devido à forte demanda do projeto apenas agora fomos contemplados. Com certeza nesse período conseguiremos dar boas condições de saúde bucal a nossa comunidade" salientou a Secretária Municipal de Saúde, Alessandra Sousa.

A estrutura montada na Praça da Bandeira, possui quatro cadeiras odontológicas, salas de RX e Esterilização,  espaço para Atividades de Educação em Saúde, além de todos os equipamentos necessários para um atendimento básico de qualidade. São realizados procedimentos clínicos de atenção básica e endodontia de dentes anteriores, além de prevenção e promoção de saúde bucal. O funcionamento da Unidade é firmado através de parceria com a Prefeitura de São Joaquim por um tempo aproximado de três meses e realizará uma média de 48 atendimentos odontógicos nos alunos da rede pública municipal de educação. Ao final do período, estima-se uma média de 400 tratamentos completados.

Na oportunidade o Prefeito de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella, informou a futura aquisição de um equipamento odontológico móvel, para atender a comunidade do interior, "Hoje nós temos algumas poucas comunidades que possuem locais para atendimento odontológico, por isso nos próximos dias estaremos estudando e encaminhando a aquisição desse equipamento, para que todos possam ter atendimento odontológico gratuito pela Prefeitura" comentou o Prefeito.

Além da parte curativa, o projeto destaca-se  pela priorização da Promoção de Saúde, através das atividades de Educação em Saúde, que promove ações educativas na comunidade, prestando atendimentos em escolas envolvendo alunos e professores, na rede de saúde pública com a capacitação de agentes comunitários de saúde, e equipes de PSF, associações de moradores, grupos de mães, idosos, e outras parcelas da comunidade. "Nós, do OdontoSESC, acreditamos que  a cura dos problemas já existentes é importante mas, sem o entendimento dos processos do organismo, da maneira que as doenças se instalam em nossa boca, e qual a melhor maneira para que toda a comunidade, pelo processo da educação e empoderamento/multiplicação do conhecimento, fique saudável e protegida de qualquer tipo de ação que venha a prejudicar sua saúde bocal" salientou o coordenador do projeto em São Joaquim, o dentista Rubens Dietmar Schramm.