Transparência no primeiro quadrimestre de administração

A Administração divulga, através da Secretaria da Fazenda, em Audiência Pública de Avaliação de Metas Fiscais, junto a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Vereadores, a prestação de contas com relação a arrecadação e gastos do primeiro quadrimestre do ano de 2009.

Analisando as metas propostas para arrecadação, constata-se que a receita prevista para o período seria de aproximadamente 6.741.923,88 milhões de reais, sendo que as somas registradas pelo município totalizaram até então 9.488.193,03 milhões, ficando 2.746.269,15 milhões acima do previsto para o período.

Foram repassados 19,86% à Saúde e R$1.828.630,96 aplicados na Educação. Sendo atendidos mil setecentos e setenta alunos da educação fundamental, e seiscentos e seis crianças que estão matriculadas na educação infantil, representando R$ 803,74 por aluno.

Quanto as aplicações da arrecadação com o IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano , foi adquirido um Caminhão Prancha usado para transporte de veículos pesados, um ônibus para transporte escolar e as cadeiras para o auditório do Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, e segundo o Secretário da Fazenda Inácio Demeciano da Rosa, ainda resta uma reserva para eventuais emergências.

Por solicitação da Câmara Municipal de Vereadores, será realizada, a cada quatro meses, uma prestação de contas em forma de audiência pública, para divulgação e prestação de exclarecimentos sobre os atos executados pela administração pública municipal.

Lembrando que adotar uma postura totalmente transparente é uma das propóstas da gestão atual. "Apresentar as receitas e as despesas para a comunidade joaquinese, bem como o destino do dinheiro público, é uma forma de mostrar que estamos comprometidos com a verdade. Nosso objetivo é governar com total transparência", comentou o Prefeito José Nérito de Souza.