Educação – Alunos de Agronomia e Zootecnia da UFSC – realizam prática de vivência em agricultura familiar

Dia 09 de março, 40 universitários da quarta fase dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, chegaram a São Joaquim para realizarem a prática da disciplina de Vivência em Agricultura Familiar durante 21 dias.

A vinda dos estudantes foi viabilizada através de convênio – projeto de lei número 4.436/2016 – com a Prefeitura de São Joaquim, através da Secretaria Municipal de Agricultura e a universidade. Em São Joaquim, é a primeira vez que os estudantes estão vindo, porém a experiência é realizada há 24 anos.

Após cada um dos estudantes serem direcionados às “famílias acolhedoras” e passarem a vivenciar todas as atividades que envolvem o homem do campo, no dia 18 de março, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, os alunos vieram com as famílias, assim como os professores envolvidos da universidade para trocar ideias, sanar dúvidas e avaliar o processo.

“A disciplina faz parte do curriculum dos cursos de Agronomia e Zootecnia, é obrigatória e tem duração de um semestre. É um trabalho conjunto de vários professores e a proposta é permitir que o estudante, que nem sempre tem uma proveniência do meio rural, possa sentir e presenciar como é a vida na agricultura, desde a sobrevivência até a prática cotidiana na lavoura e na pecuária, mas também para que eles possam analisar qual área melhor se identificam, seja na suinocultura, agricultura de modo geral, fruticultura, pecuária, entre outras”, salienta a Professora Daniela Pacifico, coordenadora da disciplina na UFSC.

Daniela ressalta que é um trabalho conjunto de muitos profissionais. Ela menciona que a disciplina é considerada um “divisor de águas” para os acadêmicos. “Passamos os conhecimentos através da teoria e nessa disciplina eles podem comprovar na prática. Apesar de estarmos em um mundo globalizado, que mesmo no campo temos acesso à internet e toda a tecnologia voltada para a agricultura, cada região tem suas peculiaridades, além é claro, de o aluno constatar os problemas, dificuldades e atitudes dos agricultores. Isso, faz com que ao retornar ele esteja mais maduro e direcionado ao que deseja como profissional”, afirma a professora.

A experiência jamais é esquecida

Ao retornarem os alunos precisam desenvolver atividades como relatórios, questionários, além de avaliações. “Os alunos são avaliados em vários processos. Inclusive a família agricultora que acolheu esses estudantes também realizam avaliações. Através do relatório monitoramos o investimento que o aluno fez para cumprir esse crédito, mas também a vivência que ele teve oportunidade de presenciar”, diz Daniela.

Para Sandrigo Campos, Engenheiro Agrônomo e Secretário de Agricultura do município, é uma experiência muito interessante, pois os alunos conhecem o dia a dia, de todas as atividades desenvolvidas pelo agricultor, principalmente na área da fruticultura, no caso de São Joaquim. “Para agosto de 2017 está previsto o envio de relatórios à Prefeitura a ser repassado para as famílias agricultoras. Além disso, está previsto para maio de 2018 uma visita ao campus da UFSC, de um representante de cada família e a universidade também enviará um documento com dados coletados pelos estudantes dando um raio x da real situação das famílias agricultoras de São Joaquim”, comenta o Secretário. O documento será chamado de “Retratos da Agricultura Familiar – Análise Socioeconômica e Ambiental de São Joaquim – SC.

O Prefeito e Vice-prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes e Maurício Yamashiro, compareceram ao local e mencionaram que é muito importante a realização de convênios com as universidades. Segundo eles, é através da troca de experiências que se pode estreitar as relações entre o poder público e as universidades.