ORIENTAÇÕES SOBRE REGIME ESPECIAL DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM NÃO PRESENCIAL PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO CONFORME RESOLUÇÃO DO CME 001/2020
ORIENTAÇÕES AULAS NÃO PRESENCIAIS – EDUCAÇÃO ESPECIAL SEGUNDO PROFESSOR E PROFESSORES DO AEE
Conforme Resolução CME nº 001/2020 e para evitar duplo entendimento da mesma e levando em consideração o momento que estamos vivendo e as paralisações de aula que se mostram extremamente necessárias precisamos nos reorganizar e até nos reinventar para não perdermos o ano letivo.
O atual decreto municipal nº 100/2020 determina a suspensão de aulas de 19 de março a 19 de abril, podendo ser prorrogado por mais 30 dias. Estudos e perspectivas já estimam a prorrogação.
A rede municipal optou por realizar aulas e atividades não presenciais para repor aulas e computar na carga horaria anual. Por isso determina a utilização da Plataforma Educacional para as orientações, envio e recebimento das aulas e atividades.
Para isso, seguem as orientações a serem seguidas por todos:
POSTAGEM NA PLATAFORMA
O técnico de informática Francisco encaminhará passo a passo e posteriormente uma live. As atividades disponíveis para postar na plataforma educacional é para as fases 5 e 6, fases 1,2,3 e 4 trabalha via whatsapp e posta as atividades na plataforma educacional.
FREQUÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS (PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE APOIO A EDUCAÇÃO).
Os profissionais da educação (professores) terão sua frequência registrada no envio das atividades ao coordenador pelos critérios de avaliação enviados aos educandos via plataforma educacional, as avaliações deverão ser enviadas ao diretor da U.E, com antecedência da postagem na plataforma.
LIVES
Fica a equipe gestora responsável por semanalmente entrar em contato com todos os professores através de lives e ou webs para esclarecimentos, dúvidas e recados, sendo organizado com todos no mesmo dia e horário.
PLANEJAMENTO E OFERTA DAS ATIVIDADES:
1 Os alunos que tem segundo professor também terão suas atividades adequadas a sua necessidade especifica e anexada a plataforma educacional para realização da atividade o planejamento do segundo professor segue no mesmos parâmetros do professor titular. O segundo professor fará o encaminhamento de suas atividades ao Coordenador.
1.2 As aulas e atividades organizadas pelo segundo professor será da seguinte forma:
1.3 Serão organizados um grupo de whatsapp onde o professor José Leonardo irá oferecer suporte e orientações a todos os professores da educação especial para que os utilizem o mesmo planejamento e ficha de avaliação, dando continuidade das aulas aos alunos especiais.
Neste momento será trabalhada a necessidade específica do aluno conforme suas limitações, perpassando todos os componentes curriculares quando o aluno estiver matriculado em ano do ensino fundamental e campos de experiência quando o aluno for matriculado na educação infantil.
Toda organização e orientação serão realizadas pelo professor José Leonardo, sendo que o mesmo possui 20 horas semanais no período matutino no AEE, e já possui esta atribuição de orientar o segundo professor.
Precisamos que o segundo professor saiba e informe a SMECD se seu aluno tem internet ou não, pois o aluno com internet fará suas atividades via plataforma e whatsapp, e os que não possuem acesso à internet será impressa as atividades e entregue a sua residência.
Após montado o grupo de whatsapp, informar o professor José Leonardo sobre o laudo do aluno o qual é atendido pelo professor.
Planeje suas aulas na mesma folha de planejamento que os demais professores planejam e encaminhem primeiro ao professor José Leonardo (conforme organização do mesmo) e depois a seu Diretor para postagem na plataforma e ou impressão.
A ficha avaliativa servirá como presença do aluno, o pai deve mandar fotos ou vídeos para os professores avaliarem a atividade os mesmos enviam para o e-mail da escola.
Na folha do planejamento é a presença do professor que deve ter o confere do Diretor que será registrado para validar sua presença
1.4- As aulas não presenciais deverão seguir a seguinte sequência:
1º = Vídeo explicativo sobre o campo de experiência que será abordado e encaminhamentos para as atividades. Utilizar a criatividade e recursos visuais possíveis (Cartaz, quadro, imagens, material concreto, slides no Power Point… Vídeos ou redigir a atividade para o aluno dentro do próprio planejamento este último item é indispensável para os alunos que receberão atividades impressas).
2º= a organização das atividades precisam ser de fácil entendimento, não sendo com duplo sentido que leve o pai a fazer impressão do material enviado na plataforma.
1.4- É necessário que o familiar encaminhe foto ou vídeo do aluno realizando a atividade, onde apareça o educando realizando a atividade. O professor tem a liberdade de definir se quer foto (apenas uma) ou vídeos (30 segundos). O professor regente pode selecionar as atividades que pedirá foto ou vídeo. Esta será a devolutiva e a comprovação das aulas à distância. Obs.: todas as imagens e ou vídeos deverão ser enviadas no e-mail o que a coordenadora, solicitar.
1.5- O professor deverá encaminhar as atividades referentes ao mesmo Campo de Experiência, ou seja, não misturar conteúdos de diferentes componentes numa mesmo vídeo aula.
1.6- Os professores deverão encaminhar seu planejamento semanal via e-mail para a Coordenadora da CEI.
1.7- Para os alunos que não possuírem acesso a INTERNET cada professor deverá organizar POR ESCRITO as orientações, explicações e atividades que estes alunos deverão realizar. Em todas as fases da Educação Infantil.
1.8. O diário não deverá ser utilizado neste período. Fazer registros na folha do planejamento ou em anexo.
HORÁRIO DAS AULAS
As aulas deverão acontecer como organizado no cronograma pela equipe gestora da SMECD, facilitando assim a organização dos alunos, que precisam receber as atividades em suas residências entregues pelas Diretoras (as) as CEIS do campo os diretores das escolas farão o mesmo entrega e para as escolas urbanas a equipe gestora estará na CEI, toda segunda em horário estabelecido e respeitando as normas de segurança para que o aluno ou seu responsável retire na escola.
Os Campos de Experiência serão trabalhados por semana e não diariamente, enviando para o aluno uma atividade por dia da semana.
O horário de aulas para Educação Especial seguirá o mesmo da série e ou etapa em que o aluno esta matriculado.
A entrega das atividades para os alunos matriculados nas CEIs do campo sem acesso a internet receberão os materiais em sua residência sendo:
Todos os professores precisam enviar o planejamento semanal e as atividades semanais, para o e- mail institucional da escola, para a coordenadora e a diretora para as CEIs do campo postarem na plataforma educacional, e o diretor das CEIs do Campo e as Coordenadoras das CEIs da Cidade enviará as mesmas para o e-mail da SMECD toda quinta feira até às 16h, para impressão e organização da distribuição no seguinte endereço eletrônico: sec.educarsj@gmail.com.
É necessário constar no e-mail encaminhado a secretaria a quantidade por fase, que as atividades deverão ser impressas.
Toda segunda- feira será o dia da entrega e do recebimento das atividades impressas na secretaria sendo encaminhada para os CEIs do campo pelo motorista da secretaria e o diretor (a), fará a distribuição das atividades nas residências dos alunos, e haverá um veículo com motorista da prefeitura para levá-los nas residências dos alunos no respectivo horário de funcionamento da escola.
Para as CEIs urbanas será entregue as atividades impressas no CEI para os pais e ou responsável com agendamento organizado pela coordenação do CEI. O aluno não fazendo a retirada das atividades na escola cabe à coordenação usar meios para entregar.
FREQUÊNCIA DO ALUNO
Para que as horas tenham validade e sejam computadas, será necessário o registro de presença do aluno e como o mesmo estará a distancia só poderemos registrar a presença no momento em que eles devolverem as atividades, as quais precisam ser levadas em consideração no processo de avaliação da Educação Infantil para que todas as atividades realizadas pelos alunos nas aulas não presenciais e avaliadas pelo professor faça parte da avaliação no registro do boletim do aluno ao final do semestre (Resolução CME 001/2020) e também um parâmetro para planejamento das demais aulas e continuidade dos conteúdos. A forma de registro está em anexo e precisa ser monitorada pela equipe gestora da escola.
OBSERVAÇÕES
Esta situação é nova para a maioria dos professores e alunos, por isso exige dedicação, parceria, compreensão e empatia por parte de todos os envolvidos no processo. Nem tudo será perfeito, mas faremos tudo o que for possível para que tenhamos sucesso neste novo desafio, priorizando o ensino/aprendizagem que é a nossa função.
Caso algum aluno não faça a devolutiva no prazo estabelecido, há a possibilidade de lembrá-lo no privado, ou ainda em alguns casos recebê-las no retorno à escola. Lembrando que as atividades devem ser dosadas em relação à quantidade, pois os alunos estarão em casa, com pouco auxílio e sem a intervenção direta do professor. Também pode excluir atividades do livro que exijam a intervenção direta do professor ou materiais que não sejam os escolares.
FABIANO PADILHA
Secretário Municipal de Educação Cultura e Desporto
FME-Fundo Municipal de Educação
ROBERTA KARINE AMARANTE ARRUDA TOMAZ
Diretora de Ensino Fundamental
EDIMARA BORGES DE OLIVEIRA
Diretora da Educação Infantil