CRAS retoma com as atividades presenciais de crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Na última quinta-feira, iniciou-se a retomada presencial das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, em parceria com a Diretoria Municipal de Esportes, seguindo todos os protocolos exigidos para evitar a contaminação da COVI-19. O Departamento Municipal de Esportes oficializou uma parceria com o CRAS, o projeto tem como objetivo ofertar práticas esportivas para crianças e adolescentes do município de São Joaquim SC.

O esporte é entendido como direito das crianças, e para melhorar esse quadro é preciso incluir esses jovens no âmbito esportivo, entendem-se que na educação física o esporte-prática como atividade, contém características competitivas. O mesmo possui compromisso na formação das crianças e adolescentes, bem como em contexto escolar. Segundo Alves e Sampaio: “Dentre outros benefícios encontra-se elevação da autoestima, suporte na prevenção do tabagismo, da drogadição e do alcoolismo”.

A retomada ainda segue as orientações do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Plano de Ação para a Retomada Presencial dos Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV 2021- Crianças e Adolescentes.

Os Grupos acontecerão semanalmente no Centro de Convivência do Idoso – CCI, local anexo à Secretaria Municipal de Assistência Social. As atividades serão ofertadas às crianças e adolescentes nas segundas e quartas-feiras, nos dois períodos, matutino e vespertino.

O SCFV atenderá crianças a partir de 6 anos e adolescentes até os 18 anos que são acompanhados pela rede socioassistencial do município através de seu grupo familiar.

As atividades contemplarão Oficina de Recreação, Esporte, lazer, Cultura e Orientação Social. Será ofertado o transporte às crianças e adolescentes, além do lanche no intervalo das atividades.

O impacto social esperado é a prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência no município e ampliar as trocas culturais e vivências dos usuários do serviço e das famílias.  Destacando a melhora da saúde psicológica e física das crianças e adolescentes com a prática de atividades físicas.