Eventos marcam Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em São Joaquim

O dia 12 de junho é dedicado ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, e este ano o CRAS em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social organizaram algumas ações alusivas à data, com o Projeto de conscientização à erradicação do trabalho infantil: “Criança não deve trabalhar: Infância é para sonhar”.

Este ano foram ofertadas oficinas para adolescentes entre 14 e 17 anos, estudantes das Escolas Estaduais Martinho de Haro e Manoel Cruz, além dos adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do CRAS.

A primeira Oficina aconteceu no Centro do Convivência do Idoso – CCI com duração de 8h, foi realizada pelo Facilitador Guilherme Cechelero, de Itajaí – SC, Graduado em Ciências Sociais com ênfase em Políticas Públicas e com Pós-graduação na área da Criança e do Adolescente pela PUC-PR e que tem uma larga experiência como mediador de grupos, palestras e trabalhos.

Por meio da Oficina buscou-se informar e sensibilizar os adolescentes sobre o Trabalho Infantil colaborando para maior conhecimento sobre o tema, e auxiliar na preparação dos mesmos para a entrada do mercado de trabalho.

A segunda Oficina foi realizada em parceria com o CIEE – Lages – Centro de Integração Empresa Escola, na EEB Manoel Cruz que desenvolve um trabalho com jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho por meio do Programa de Iniciação ao Trabalho – PIT e as Oficinas Socioeducativas. Durante a Oficina foi oportunizado aos adolescentes de 16 anos a realização de entrevista em uma empresa do município, com possibilidade de contratação imediata, através do Programa Jovem Aprendiz.

Além das Oficinas realizadas com os adolescentes, também foi realizada uma Roda de Conversa ao vivo na Rádio Difusora FM, possibilitando aos ouvintes mandarem suas dúvidas para serem debatidas durante o Programa, com a mediação de Guilherme Cechelero, palestrante convidado, a Orientadora Social do CRAS, Sabrina e a Psicóloga do CREAS, Mayara.

O objetivo das ações é sensibilizar, conscientizar, esclarecer e motivar as pessoas a refletirem sobre as consequências negativas do trabalho infantil e divulgar o Disque 100, canal nacional para a realização de denúncias.