Emoção na entrega de casas

Aconteceu no dia primeiro de abril, a entrega das primeiras casas populares a comunidade carente do município. Em um clima de muita emoção, o Prefeito Municipal de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella, a Secretaria do Bem Estar Social, Eliane Góss Fontanella e o deputado federal Ivan Ranzolin, ressaltaram a importância do trabalho social desenvolvido no projeto. %u201CÉ muito orgulho para nos gestores ver como estamos fazendo o bem e ajudando as pessoas. Isso sim é a boa aplicação dos recursos públicos%u201D falou Eliane Góss Fontanella.

A cidade de São Joaquim possui uma das mais baixas temperaturas do Brasil. Para suportar o frio, a população utiliza-se dos mais diversos meios, muitas vezes sendo esses parte da cultura local, como por exemplo a confecção de cobertas, a base de lã. Em um projeto inovador a Prefeitura Municipal de São Joaquim em parceria com a Caixa Econômica Federal, estende um simples projeto de casas populares, em um importante trabalho de socialização, melhorias de renda e qualidade de vida de famílias carentes do Município. %u201CÉ muito mais que a construção de casas, estamos dando novos horizontes e melhorando significativamente a qualidade de vida dessas famílias, além é claro do resgate de uma parte de nossa cultura, na confecção das cobertas de lã%u201D argumenta o Prefeito Municipal Newton Stélio Fontanella.

Em uma primeira etapa está praticamente prontas 15 casas populares de madeira e alvenaria, no bairro Nossa Senhora Aparecida, tendo cada uma cerca de 30 metros quadrados cada e um custo aproximado de 13 mil reais. As moradias estão sendo construídas em uma área de aproximadamente cinco mil metros, onde ainda serão construídas mais 20 casas. %u201CÉ uma ampla estrutura, onde está sendo pensado em tudo, principalmente na manutenção dessas casas com sua urbanização e paisagismo, onde cada morador terá um empenho e compromisso de manter sua residência. Não estamos apenas dando as casas, será realizado um amplo trabalho de apoio%u201D esclarece Dileta Kauling, Secretária de Planejamento de São Joaquim.

O projeto visa à conscientização para a sustentabilidade das famílias. Na prática cada família apresenta um membro que participa da capacitação, nesse caso mais especificamente a confecção de cobertas. A Prefeitura participa com os recursos técnico financeiro, de onde partiu a contratação de um artesão para no período de seis meses capacitar os moradores. %u201CA Caixa Econômica é exemplar nesse tipo de trabalho que ela financia, onde sempre exige um trabalho técnico social. Nesse caso especificamente investindo pesado, chegando a 200 reais por família%u201D comenta a Secretária Dileta.

As pessoas beneficiadas estão cadastradas desde 2000, e em sua totalidade não possui moradia própria. %u201CNos aqui Secretaria de Bem Estar Social, sempre víamos esse problema da falta de continuidade quando era em relação a casas populares. Tivemos essa idéia para não apenas dar, mas ajudar realmente as famílias necessitadas de nossa cidade%u201Dargumenta Elaine Góós Fontanella, Secretária de Bem Estar Social de São Joaquim, lembrando que esse é um segundo trabalho nesses moldes e que o primeiro serve de modelo de projeto para Caixa Econômica Federal.

A participação é tão efetiva dos moradores, que ele escolheram em comum acordo a localização e as cores de suas casas, de forma harmoniosa e comunitária. Todo o projeto leva em conta o respeito ao Estatuto do Idoso e o atendimento ao deficiente. A obra contou com o apoio de emenda dos parlamentares Ivan Ranzolin, Leodergar Tiscoski, cada um com 70 mil reais e a contra partida do restante por parte da Prefeitura de São Joaquim.