Prefeitura de São Joaquim cria Comissão de Humanização de Áreas Verdes e Irregulares, afim de organizar moradias em situações adversas

Foi criada em São Joaquim, através da Prefeitura Municipal, a Comissão de Humanização de Áreas Verdes e Irregulares, que visa principalmente estudar e dar soluções ao grande número de moradias que encontram-se em situação irregular. %u201CHoje temos casas e terrenos em áreas verdes, ou ainda em locais totalmente inadequados para se morar. Nosso objetivo maior é solucionar esse problema, ajudando essas famílias a terem um lugar decente e seguro para viver%u201D comenta o Prefeito Municipal Newton Stélio Fontanella.

O primeiro passo da Comissão é identificar os imóveis irregulares e seus respectivos proprietários, principalmente os localizados em área verde ou em situação de risco. %u201CTemos hoje no bairro Madre Paulina cerca de 100 casas em locais inadequados. Precisamos evitar acidentes como o que aconteceu com uma implosão do britador, que acabou atingindo justamente essas moradias%u201D explica Luiz Jaci Matos, um dos membros da nova Comissão.

Sendo identificado onde estão esses problemas, será trabalhado para que seja regularizada a situação, atuando principalmente na informação, para que no prazo de seis meses a um ano, essas casas se adeqüei a lei. %u201CDaremos todo o apoio para que isso aconteça, não queremos tirar ninguém a força de suas casas, estamos preocupado sim, com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias%u201D salienta o Prefeito Téio.

Um outro caso que preocupa a Administração é o caso dos chamados %u201Cproprietários ignorados%u201D ou seja, são aqueles terrenos que não definido quem são seus donos. Hoje em São Joaquim são cerca de 20 terrenos e moradias nessa situação, e que na grande maioria não pagam impostos como o IPTU, água ou luz. %u201CNesses casos será trabalhado da mesma forma como o definido com as casas que encontram-se em local inadequado. A diferença é que a iremos entram com a reintegração de pose, naqueles casos que forem resolvidos nesse período de seis meses a um ano%u201D comenta Jaci. A Comissão conta com 15 membros, e afirma que só tomará as medidas cabíveis em lei, após todas as formas de acerto e melhoria se esgotarem, dentro do prazo previsto. Como dica, é aconselhável, que antes de construir sua residência ou adquirir algum imóvel, verificar a situação do mesmo no Departamento Técnico da Prefeitura, para haver os esclarecimento e se evitar futuros aborrecimentos. %u201CEstamos de portas abertas para ajudar toda a população%u201D finaliza o Prefeito Téio.