Conselho de Desenvolvimento Rural de São Joaquim concretiza ações

Em uma iniciativa e trabalho de meses da Prefeitura Municipal de São Joaquim, através da Secretaria Municipal de Agricultura, foi dado um importante passo para concretização do Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável de São Joaquim. %u201CRealizamos de forma democrática a escolha dos lideres do conselho, que serão a mola mestra dessa entidade que visa principalmente aproximar o agricultor do poderes públicos e do seu desenvolvimento sustentável%u201D salientou o Secretário da Agricultura Flares Melo.

O trabalho da Secretaria foi intenso, realizando reuniões periódicas em todas as comunidades do interior do município. Foram quilômetros e mais quilômetros rodados, com o objetivo de firmar um conselho atuante e que tenha em seus objetivos os verdadeiros anseios da comunidade agrícola joaquinense.

Na reunião foram definidos como diretor Manoel Nascimento Pereira, coordenador Vilmar Pereira, Ilton Carvalho como secretario e Regionaldo Rodrigues dos Santos relator. Essa será a equipe base do Conselho. %u201CVamos encaminhar juntamente com a diretoria que foi formada os pleitos para o desenvolvimento da agricultura em nosso município, como já vem acontecendo, sempre com o apoio do Prefeito Téio e do Secretário de Agricultura Flares Melo%u201D salientou Manoel Pereira, que já comanda o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Joaquim.

A criação do conselho é uma meta, do programa Micro Bacias. Tendo prazo para terminar em 2008, uma das metas, é que as comunidades possam estar estruturadas e ser auto gestionáveis, e com isso consigam compor um plano de desenvolvimento rural sustentável.

O conselho tem o papel de articular as necessidades dos agricultores, naquelas necessidades imediatas do dia a dia, com a políticas públicas, tanto a nível Federal, Estadual e principalmente Municipal, ou seja, é trazer a discussão para mais próximo do agricultor.

%u201CTodos os setores econômicos passam por mudanças, existem desafios a serem superados, e isso vai acontecer a partir do momento em que exista inclusão social em todos os setores%u201D comentou José Antonio Pereira, engenheiro agrônomo da Epagri e que deu apoio a reunião. %u201CO agricultor não pode ficar eternamente dependendo de alguém, ele tem que ser a peça fundamental do próprio desenvolvimento e principalmente do município. A criação do Conselho mostra o fortalecimento da democracia em nossa comunidade agrícola%u201D comentou o Prefeito de São Joaquim, Newton Stélio Fontanella.