Prefeitura São Joaquim apresenta situação financeira estável evitando paralização

A queda brusca na arrecadação fez com muitos municípios da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) tomassem medidas enérgicas de contenção de despesas. Muitas Prefeituras demitiram seus cargos de confiança ou ainda fecharam as portas por tempo indeterminado. Na cidade de São Joaquim, a administração pública também sofre com problemas financeiros, mas a situação encontra-se mais equilibrada se comparada com outras cidades. “Estávamos tomando medidas de contenção de despesas   desde o inicio do ano, justamente prevendo esse déficit na arrecadação. E graças as essas medidas não seremos obrigados , nesse primeiro momento, a fechar as portas ou demitir pessoal” comenta o Prefeito de São Joaquim Newton Stélio Fontanella.

A ações de economia que o gestor de município comenta, foram à redução de jornada de expediente da administração, que gerou uma economia de aproximadamente 25%. Além disso, pequenas mas importantes ações, como a limitação do uso de telefones principalmente celulares, geraram uma grande economia aos cofres da Prefeitura. “Minha preocupação com o caixa da Prefeitura é constante. A cada mês a arrecadação cai, por isso, temos que estar preparados. Isso é mais do que minha obrigação, zelar pelo dinheiro público” argumenta o Prefeito.

A única medida mais imediata que será tomada é um recesso proporcional e revezada de 50% na Secretaria de Obras, para que os projetos em andamento não sejam prejudicados ou atrasados. “Se essa medida não surtir efeitos estudaremos ainda outras medidas, mas com certeza a hipótese de fechar ou demissão está descartada por enquanto” finaliza o Prefeito .