Final de semana cheio de cultura em São Joaquim

 


São Joaquim: Um final de semana cheio de cultura na cidade de São Joaquim. Como não acontecia há anos, o sábado terá boas opções para quem gosta de uma atração cultural, seja ela teatro, arte ou boa música de boa qualidade. A opções são; A peça de teatro “A Farsa do Advogado Pathelin” do Grupo de teatro da capital Teatro sim… Por que Não?. A primeira noite cultural com o Recital de Mirian Koerich e Daniele Porto e a abertura especial do Museu de Artes Martin de Haro. Sem dúvida uma programação mais do que intensa para a comunidade que gosta de arte aproveitar.


Primeira Noite Cultural – Recital de Piano, Voz e Violino e Museu de Artes


“Nossa comunidade, principalmente a juventude está precisando de programações de qualidade. Por isso estamos dispostas a oferecer essa opção na área da música” é assim que a pianista Mirian Koerich descreve o que levou ela e sua amiga Daniele Porto, cantora e violinista, a realizarem esse evento. O recital trará em sua programação um misto entre erudito e popular. “Com a novela Paginas da Vida, onde um personagem toca piano, esse tipo de instrumento está se popularizando entre os jovens” comenta Daniele Porto.


Entre as músicas apresentadas estão peças de Bettoven, Divoraki na parte erudita e ainda Pixinguinha e Egdardo Donato na fase popular. Como grande final à dupla apresentará uma música de composição e letra da própria pianista Mirian, intitulada Anjo, que expressa em voz e piano a vinda e existência de anjos de carne e osso no meio de nós. “Trata-se de uma homenagem a uma pessoa especial” esclarece Mirian.


As apresentações acontecem a partir das 20 horas, na Casa de Cultura de São Joaquim. Para quem for apreciar boa música, terá ainda a oportunidade de visitar o Museu de Artes Martinho de Haro, que estará especialmente aberto para visitação. Nele será possível ver quadros de diversos artistas como o próprio Martinho entre diversos artistas a nível nacional e internacional.   A entrada custará 10 reais, segundo Mirian e Daniele, a idéia é realizar mais apresentações, inclusive em outras cidades, como Urubici, Lages e Ituporanga.


 

Teatro: A Farsa do Advogado Pathelin

O Teatro Sim… Por Que Não?!!!, de Florianópolis, comemora os dez anos da estréia do espetáculo %u201CA Farsa do Advogado Pathelin%u201D com uma turnê que viaja por 14 cidades catarinenses. Em São Joaquim a peça acontece nesse sábado ás 20 horas no Colégio São José com entrada franca ao público .


A Farsa do Advogado Pathelin, um divertido espetáculo para todas as idades, completou 10 anos de apresentação em abril último, e já fez mais de 200 apresentações, com um sucesso de público poucas vezes obtido com produções locais. Participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 09 prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant%u2019Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant%u2019Anna e Nazareno Pereira com suas interpretações também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator Catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.


O texto, que é considerado uma obra-prima do gênero, foi escrito em torno de 1460, e seu autor é desconhecido. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia – enganador e enganado – parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas.