GOVERNADOR SANCIONA PROJETO DA ROTA CAMINHOS DA NEVE

O governador Raimundo Colombo sancionou na manhã desta sexta-feira (27) em São Joaquim, o Projeto de Lei 0097.4/2017 que institui a Rota Turística Caminhos da Neve. De autoria do deputado Milton Hobus, o projeto foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa, dia 03 e outubro. Agora o foco será a regulamentação envolvendo o governo do Estado e os municípios beneficiados pela Lei.

A Rota Turística Caminhos da Neve abrange os municípios de Bom Retiro, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bocaina do Sul, Painel e Lages. Seu objetivo é fomentar o turismo na Serra Catarinense e promover a integração das atividades afins. O governador Raimundo Colombo disse que o turismo responde por 13% da economia de Santa Catarina. “Esta Lei vai promover a Serra Catarinense. As nossas belezas naturais encantam a todos e hoje damos um passo importante, porque o turismo é o setor da economia com maior chance de crescimento no futuro”, afirmou.

Colombo falou da importância de obras como a pavimentação do trecho denominado Caminhos da Neve, que ligará a Serra Catarinense a Serra Gaúcha. Ele se comprometeu em liberar os recursos para execução da ponte sobre o rio Goiabeira, que foi reivindicado pelo prefeito de São Joaquim, Giovane Nunes. A pedido do governador, a equipe de engenharia da Amures vai elaborar o projeto da ponte e o Exército a execução, como forma de otimizar recursos.

Para o deputado Milton Hobus a Serra Catarinense junto com o litoral são os grandes propulsores do turismo no Estado. “A motivação dessa Lei veio dos estudos e do entusiasmo do ex-deputado Sandro Tarzan e quero homenageá-lo com esta Rota, porque tinha a visão de que este projeto potencializaria a economia desta bela região”, frisou o deputado.

Ponte do Rio Goiabeira e reforço de efetivo da PM são confirmados

O governador conversará com o governador do Rio Grande do Sul para acertar os detalhes da futura obra. A ponte terá cerca de 200 metros de vão e faz parte das ações estruturantes, também do turismo.

Sobre o asfaltamento da rodovia Caminhos da Neve, são 29,4 quilômetros do lado catarinense e 14 já estão concluídos, resultado de um investimento de R$ 15,2 milhões. A ponte completará a ligação entre os dois estados. O 1º Batalhão Ferroviário trabalha atualmente em um trecho de cinco quilômetros, resultado de um convênio iniciado em maio deste ano e que vai garantir R$ 9 milhões em investimento

O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier agradeceu ao governador por sancionar o projeto da Rota Caminhos da Neve e ao depurado Milton Hobus, que foi sensível à iniciativa.

Luiz Carlos Xavier lembrou que a redação do projeto da Rota Caminhos da Neve foi elaborada pelas assessorias de Turismo e Jurídica da Amures e reforçou pedido para que os policiais em formação em Lages permaneçam na região. São 58 alunos/soldados que estarão prontos em dezembro para atuar nos 18 municípios da Serra Catarinense.

O governador confirmou a permanência do efetivo como forma também, de reforçar a segurança dos turistas.

Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES