Prefeitura entrega ordem de serviço de Projeto Piloto em Saneamento em SC

São Joaquim: Acontecem dias 19 e 20 de setembro, respectivamente nas comunidades de Boava e São João do Arvoredo, a entrega da ordem de serviço do Projeto de Melhorias Sanitária Domiciliares, firmado em parceria entre Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e Prefeitura Municipal de São Joaquim. %u201CTrata-se de um importante passo para a melhoria de qualidade de vida essas comunidades do interior de nosso município%u201D fala o Prefeito Municipal Newton Stélio Fontanella.

O Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares surgiu da necessidade de promover soluções individualizadas de saneamento em diversas situações, principalmente nas pequenas localidades e periferias das cidades. O principal objetivo do projeto é a implantação de soluções individuais e coletivas de pequeno porte, com tecnologias adequadas, contribuir para a redução de índices de mortalidade provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar. Dotar os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos melhores a comunidade.

Em São Joaquim especificamente serão atendidas, 137 famílias, com um custo aproximado de 230 mil reais para implantação do Programa. Além da construção e trabalho de obras, será atuado também na conscientização das famílias, onde serão repassados e ensinados cuidados com a saúde e a utilização adequada das melhorias sanitárias domiciliares e a desativação das antigas privadas, higiene pessoal e conservação do meio ambiente.

Cada família receberá um módulo completo com vaso sanitário, banheiro, lavatório, reservatório elevado, tanque séptico e sumidoro. A previsão para termino das obras é de seis meses nas duas comunidades.