Caixa Econômica Federal e Prefeitura a parceria que deu certo em SJ

O atual governo Federal conferiu a Caixa Econômica Federal à prioridade no repasse de verbas de cerca de 18 Ministérios da República. Essa informação significa que o Banco tem em suas mãos a missão de fiscalizara correta aplicação do dinheiro público bem como assessoras as Prefeituras, na elaboração de projetos que sejam contemplados com recursos do Orçamento Geral da União. Para que isso aconteça com plenitude, existe a necessidade de uma interação entre a CEF e as Prefeituras. Segundo o Gerente Regional da Caixa, em Criciúma, Vanderlei Lopez, a Prefeitura de São Joaquim é um exemplos de sucesso, desse tipo de parceria, "Hoje o setor de planejamento da Prefeitura de São Joaquim serve de modelo para toda a região da Amures e também para muitos municípios do mesmo porte em todo o Estado" comentou ele.

A marca de investimentos realizados através de recursos repassados pela Caixa Econômica de São Joaquim, supera a marca de dois milhões de reais. Só no último repasse foram mais de 750 mil reais, "Um bom trabalho do gestor público na busca de recursos na esfera Federal, como acontece aqui com o Prefeito Fontanella, aliado a bons projetos do setor de planejamento, faz com que o volume de dinheiro seja repassado de forma mais continua e rápida" destaca o Gerente local da CEF, Nilton da Silva. Segundo ele existe um amplo trabalho de fiscalização da obra, para garantir que os recursos sejam aplicados de forma correta, "Os projetos que envolvem a Caixa, sempre são aprovados sem restrição pelo Tribunal de Contas. Isso é uma segurança a mais para o administrador público, que conta com o aval de bom trabalho do Banco" salienta Newton Stélio Fontanella, Prefeito de São Joaquim.

A parceria não se limita ao repasse de recursos do Governo Federal. O setor social é sempre beneficiado. Além da série de doação de roupas entregue as famílias carentes do município através da Secretária de Bem Estar Social, a Caixa estará realizando no dia 13 de dezembro a doação de 10 computadores que serão destinados à inclusão digital na cidade. Para o gerente Nilton o maior exemplo das busca pelo atendimento social, aconteceu com a troca da contas salários dos servidores do Município. O Hospital tinha uma divida alta com o Banco e teria parte de seu patrimônio leiloado. Uma das alternativas encontradas pelo Prefeito e pela CEF foi rever a divida do hospital com parte na negociação na troca das contas salário do funcionalismo público municipal, "A iniciativa do Prefeito de São Joaquim serve de exemplo para muitos administradores, ele optou por fechar com um Banco público visando à manutenção do Hospital que é da comunidade" declarou o Gerente local.

Para o próximo a parceria deve continuar e ainda fortifica-se, uma vez que pela primeira vez a Caixa Econômica Federal irá patrocinar a Festa Nacional da Maçã, "A preocupação da Prefeitura, na estruturação do setor de planejamento, deu credibilidade a administração que junto aos diretores do Banco. Sempre com bons projetos e a correta execução das obras" reforçou Nilton. Atualmente o foco do setor de planejamento está centrando esforços no projeto do Centro de Eventos do Município, que também terá recursos repassados pela CEF. O local da obra foi definido no dia 26 de novembro, que o Centro de Eventos será localizado em frente ao Parque Nacional da Maçã, "Assim como as obras de pavimentação, que estão sendo aguardadas com expectativa pela comunidade, o centro de eventos será uma importante obra, que contará com o aval da Caixa Econômica Federal, o que garante desde já o sucesso do investimento público" finalizou o Prefeito de São Joaquim Téio.