São Joaquim moderniza Unidades de Saúde com tecnologia de radiografia dental digital

Em um esforço contínuo para melhorar os serviços de saúde odontológica, São Joaquim adquiriu recentemente 10 sensores de radiografia dental digital, sendo nove para uso adulto e um pediátrico. Esses equipamentos de alta tecnologia prometem revolucionar a prática odontológica nas unidades de saúde locais.

Os sensores de radiografia digital representam um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais de radiografia, substituindo o filme radiográfico e eliminando todo o processo de revelação associado a ele. Com essa nova tecnologia, os cirurgiões-dentistas podem capturar imagens radiográficas e visualizá-las instantaneamente em telas de computador, eliminando a espera de até quinze minutos necessária para o processamento do filme convencional.

Uma das principais vantagens dos sensores digitais é a redução significativa do tempo de exposição do paciente à radiação, devido à sensibilidade muito mais alta desses dispositivos em comparação com o filme radiográfico convencional. Além disso, a qualidade das imagens produzidas é superior em termos de nitidez e detalhamento, proporcionando aos profissionais uma visão mais precisa das estruturas dentárias.

Outro benefício importante é a capacidade de manipular as imagens digitalmente por meio de software especializado, permitindo ajustes de brilho, contraste e outros recursos para uma análise mais detalhada. Além disso, a eliminação do processamento químico do filme radiográfico reduz a geração de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O investimento para a aquisição dos 10 sensores de radiografia digital foi pouco mais de R$ 143 mil. “Com a aquisição dos sensores de radiografia digital, estamos investindo em tecnologia de ponta para proporcionar um atendimento odontológico mais eficiente e seguro para a população de São Joaquim.” Relata o Secretário Municipal de Saúde José Teodoro de Sena Amaral.

Fotos: Dionata Costa

Por Assessoria de Comunicação – Prefeitura de São Joaquim